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IMUNIDADE

23/03/2020 | « Voltar

Todo o cuidado é de extrema importância para contermos o avanço do COVID-19 (corona vírus). Sabe-se que a higienização constante das mãos e o não contato físico com outras pessoas se faz necessário. Além disso, uma boa imunidade é fundamental para que os anticorpos consigam de modo mais eficaz combater a doença e, assim, diminuir os sintomas ocasionados por ela.

Devemos estar cientes que o fortalecimento do sistema imunológico se dá ao longo do tempo conforme os hábitos saudáveis, como por exemplo: alimentação, uma boa noite de sono, praticar atividades físicas, entre outros.

Contudo, fortalecer a imunidade é fundamental para que o organismo não fique vulnerável.

Neste processo podemos incluir alimentos que ajudam o nosso sistema imune a ficar mais forte. Um desses alimentos é o orgânico: qualidade em relação aos nutrientes é indiscutível, uma vez que  isenção de insumos artificiais (como agrotóxicos) aumentam sua qualidade. E dentro dos orgânicos, podemos escolher alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E e os minerais zinco e selênio.

 

Vitamina A: mamão, manga, damasco, cenoura, batata doce, acelga, chicória, abóbora madura, agrião, gema de ovo, amêndoas e amendoim.

Vitamina C: laranja, acerola, limão, kiwi, ponkan, pimentões, couve, espinafre e brócolis.

Vitamina D: salmão, sardinha, cogumelos, gema de ovo, fígado bovino e de frango, atum, leite e seus derivados, azeite de oliva.

Vitamina E: castanhas, amêndoas, carne bovina, figado, trigo integral, feijão e ervilha.

Zinco: semente de abóbora, carne de boi, feijão, amêndoas, amendoim, castanha do Pará e castanha de caju, leite, gema de ovo.

Selênio: ovos, cereais integrais, germe de trigo, trigo em grão, cevada, milho, abacaxi, cogumelos, leites e seus derivados.

 

Essas são as dicas da nossa nutricionista Giane Martins.